V. 11 N. 25 (2019)

					Visualizza V. 11 N. 25 (2019)
Revista Debates em Educação | v. 11, n. 25, Set./Dez. (2019)
Pubblicato: 2019-12-23

Expediente

Editorial

  • Editorial

    Inalda Maria dos Santos
    i-vi
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n25pi-vi

Artigos

  • O uso das afetividades em Wallon e as práticas socioeducativas de um projeto social em São Gonçalo - RJ

    Arthur Vianna Ferreira, Lucas Salgueiro Lopes
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n25p1-21
  • Escola dos sonhos: percepções dos alunos do 9° ano da rede pública e privada

    Patricia da Graça Rocha Franzoni, Marli Teresinha Quartieri
    22-35
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n25p22-35
  • Planejamento de ensino e aprendizagem na Educação Superior: um ato dialógico de articulação entre a teoria e a prática docente

    Francisco Renato Lima, Jovina da Silva
    36-55
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n25p36-55
  • Uma investigação sobre pensamento algébrico, raciocínio dedutivo e indutivo com estudantes do Ensino Médio

    Aline Vaccari, Dallan Marcelo Gregório, Marcio André Martins
    56-70
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n25p56-70
  • A pedagogia mista como alternativa para a prática pedagógica

    Benedito Eugenio, Débora Silveira Barros Bezerra
    71-84
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n25p71-84
  • Ser professor sob a ótica de licenciandos em Ciências Biológicas e as Representações Sociais que permeiam a formação inicial

    Joici de Carvalho Leite, Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior
    85-106
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n25p85-106
  • Percepções dos alunos de Física da UFAC sobre o curso

    Ynara Gabrielly Magalhães Rocha, Bianca Martins Santos, Antônio Romero da Costa Pinheiro
    107-122
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n25p107-122
  • Reflexões sobre o ensino de História da África no currículo escolar: estratégias de inovação à luz da Filosofia da Diferença

    Wéllia Pimentel Santos
    123-138
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n25p123-138
  • O cenário da formação de professores no Brasil nos vinte anos da atual LDB

    Francisco Thiago Silva, Lívia Freitas Fonseca Borges
    139-154
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n25p139-154
  • BNCC: a quem interessa o ensino de competências e habilidades?

    Emerson Pereira Branco, Alessandra Batista de Godoi Branco, Lilian Fávaro Algrâncio Iwasse, Shalimar Calegari Zanatta
    155-171
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n25p155-171
  • O educador jesuíta e suas ações pedagógicas no Rio Grande do Sul

    Sílvio Luiz Britto, Arno Bayer
    172-187
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n25p172-187
  • A entrada na escola durante a prática de ensino

    Mitsi Pinheiro de Lacerda
    188-201
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n25p188-201
  • Elaboração de atividades exploratório-investigativas: uma possibilidade de planejamento coletivo

    Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Camila Bassegio Gräff, Marli Teresinha Quartieri, Ieda Maria Giongo, Sônia Elisa Marchi Gonzatti
    202-221
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n25p202-221
  • Ensino por investigação e aproximações com a aprendizagem baseada em problemas

    Andreia de Freitas Zompero, Mariana Aparecida Bologna Soares de Andrade, Tânia Belizario Mastelari, Edilaine Vagula
    222-239
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n25p222-239
  • Discutindo o Virtual em Pierre Lévy: uma experiência no Skype com alunos da EJAI no Ensino Médio em Maceió/AL

    Yvisson Gomes dos Santos, Marinaide Lima de Queiroz Freitas, Walter Matias Lima
    240-253
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n25p240-253
  • O conhecimento e a importância dos primeiros socorros para professores e funcionários em uma instituição de ensino federal do Rio de Janeiro

    Jessika Afonso Castro, Benedito Carlos Cordeiro, Kelly Gomes Messias Andrade
    254-270
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n25p254-270
  • Sistema Nacional de Educação: críticas no contexto da implantação da BNCC

    Emerson Pereira Branco, Alessandra Batista de Godoi Branco, Lilian Fávaro Algrâncio Iwasse, Shalimar Calegari Zanatta
    271-294
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n25p271-294
  • Ensino Religioso perante a diversidade cultural e os escritos acadêmicos: produção de um estado do conhecimento

    Rusiane da Silva Torres, Guilherme Paiva de Carvalho
    295-306
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n25p295-306
  • Os fazeres de um grupo de Iniciação Científica na Educação Básica: um estudo de caso

    Sandra Aparecida Santos, Michelle Câmara Pizzato, Marcus Eduardo Maciel Ribeiro
    307-328
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n25p307-328
  • Assistência financeira federal na educação superior: a experiência das Universidades Estaduais da Bahia

    Cristiane Neves de Oliveira, Sérgio Henrique Conceição
    329-343
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n25p329-343
  • A BNCC no descompasso entre o ideal do currículo formal e interposições do currículo real

    Crígina Cibelle Pereira, Joelma Uchoa Pinheiro, Francisco Antonio Rocha Feitosa
    344-364
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n25p344-364
  • Ensino de História: efeitos de estratégias pedagógicas fundamentadas na neuroeducação

    Osnar da Costa, Aparecida Maria Bernardo Matos, Iracema Campos Cusati, Rita di Cássia de Oliveira Angelo
    365-384
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n25p365-384

Resenhas

  • Carta para Paulo Freire

    Morgana Barbosa Gomes
    385-391
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n25p385-391
  • Diálogos Outros em Bakhtin

    Wilton Petrus dos Santos, Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante
    392-396
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n25p392-396